Mudanças são difíceis para você? Saiba porque às vezes é tão difícil lidar ou iniciar mudanças .
- Psicóloga Valéria Bezerra
- 7 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Muitas vezes, só em pensar ou falar na possibilidade de mudar um comportamento,iniciar uma nova atividade ou desafio pessoal e profissional, já entramos em contato com uma intensa ansiedade e muitos medos. Isso ocorre, porque mudanças envolvem perdas , lidar com algo desconhecido e sair da zona de conforto.
Para enfrentar melhor os efeitos da mudança, é importante você ter clareza e consciência do porque deseja iniciar ações voltadas para o novo comportamento ,situação que queira mudar na sua vida, nova atividade ou desafio pessoal e profissional que deseja muito iniciar.
Sendo assim, a habilidade de flexibilidade psicológica pode ser fundamental no processo de mudança de comportamento, já que , mudanças envolvem um processo que precisa de tempo, planejamento, organização e também aprendizagem. Pois, mesmo que os objetivos e metas estejam bem definidos, pode ser necessário uma reavaliação desses, ao longo da jornada.
Então para não desistir do que você deseja, e é importante para você, o que pode fazer para persistir e chegar onde quer? Compartilho algumas dicas:
Boas estratégias, autoconhecimento e algumas ferramentas pessoais, podem ajudar bastante. Atualmente existe um modelo chamado “Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento” desenvolvido pelos pesquisadores James Prochaska e Carlo DiClemente, que pode ajudar bastante também. Eles descrevem alguns estágios para que a mudança de comportamento ocorra.
Os estágios são:
Pré contemplação: Nessa fase geralmente não percebemos que algo precisa mudar.
Contemplação: Nesse estágio já conseguimos entender que talvez exista um problema e começamos a cogitar a possibilidade de fazer alguma mudança.
Preparação: Para toda mudança é preciso organização e é quando você se sente pronto para a mudança que essa preparação se inicia. Por onde começo? Quais os primeiros passos? Quais dificuldades posso enfrentar?
Ação: Nesse momento você começa a colocar seus objetivos em prática.
Manutenção: Nessa estágio da mudança o importante é tentar se manter consistente. Lembrar das razões de ter começado essa mudança e como você se beneficia com esses novos hábitos.
Recaída: Essa etapa foi pensada pois as mudanças incluem recaídas. E é importante que saber que essa etapa existe. Mais do que abandonar o novo hábito por: “Não era pra ser mesmo” o ideal é entender o que precisa de ajustes para continuar. Tentar aprender com as dificuldades e seguir confiante.
É importante lembrar, que saber desses estágios, pode te auxiliar no processo, mas não é , o que irá determinar o sucesso ou insucesso do seu desempenho durante a vivência de mudança de comportamento . Pois, como comentei no início do texto, vários sentimentos podem estar presentes como medos, inseguranças , frustrações e além disso, não conseguimos ter o controle de tudo que acontece, mesmo com bastante planejamento e organização.
É válido persistir se é algo muito importante para você e também está aberto a reavaliação de suas estratégias e possibilidades. Por fim, geralmente quanto mais comprometidos com a mudança que desejamos, os resultados e benefícios serão alcançados a médio ou longo prazo.
Comentários